Blog livre,para dar sugestões e denunciar problemas de qualquer natureza que afectem Alfena. Participem comentem digam da vossa justiça com seriedade. ALFENA precisa de todos.

25
Jul 11

Como já foi aqui noticiado em 26 de Agosto de 2009, (...)Segundo António Russo Cabrita, na sua Monografia do Concelho de Valongo, à página 97, o nome Alfena vem da época da invasão árabe, Al-Henna, designação de um arbusto que existia em abundância na região e, ainda hoje, é encontrado na Serra de Valongo. Na vila de Alfena, cultivam-se estes arbustos com o propósito de manter viva a memória toponímica.(...) a origem do nome da nossa Cidade vem de AL-Henna.

Mas hoje esse nome é tambem a designação de uma Associação, que aqui apresento à comunidade, com um objectivo meramente jornalistico.

Alguns dos responsaveis desta nova Associação foram pioneiros deste Blog que tinha o objectivo da proximidade com a população e com a lista do PSD/CDS da altura, candidata ás Eleições Autarquicas em Alfena. Após estes dois anos e pelo facto de se julgar extinta a razão de continuar a existir este Blog ficou muito tempo silencioso. Mas com a ajuda e participação da comunidade este Blog poderá cumprior o seu papel de proximidade, mesmo sem estar a partir de hoje (ou de hà muitos meses) ligado a qualquer lista ou ideia do passado.

Como último guardião da mensagem ALFENA PARA TODOS, irei divulgar sempre que seja oportuno noticias sobre Alfena.

Passo assim a informar:

Nasceu

 

ESTATUTOS

Artigo 1.º

1.  A associação adopta a designação de “«AL HENNA» - Associação para a Defesa do Património de Alfena“, é criada sem fins lucrativos e por tempo indeterminado, e tem a sua sede na Rua Central do Barreiro, n.º 109, freguesia de Alfena e concelho de Valongo.

2.  A Associação para a Defesa do Património de Alfena tem por objecto a defesa e recuperação do património histórico, arqueológico, edificado, etnográfico, cultural e, bem assim, do património natural, paisagístico e ambiental da Vila de Alfena e zona envolvente; estudos e investigações nas várias áreas de interesse histórico-arqueológico, ambiental, cultural e sócio-económico.

3. São fins gerais da associação:

a) contribuir para a defesa e recuperação dos valores mais significativos do património histórico, arqueológico, edificado, etnográfico, cultural e, bem assim, do património natural, paisagístico e ambiental da Vila de Alfena e zona envolvente;

b) proceder a estudos e investigações nas várias áreas de interesse histórico-arqueológico, ambiental, cultural e sócio-económico;

c) promover iniciativas que visem a divulgação das realidades ambientais e culturais, incrementando o interesse das pessoas, em geral, por estes assuntos;

d) colaborar com as instituições locais, regionais e nacionais em todas as actividades e decisões que, no respeito pela natureza, pela cultura, pela história e pela arte, contribuam para a efectiva melhoria das condições de vida das populações;

e) fomentar e incentivar projectos de desenvolvimento local, nomeadamente através da organização de cursos de formação profissional e apoio à constituição de empresas alternativas.

4.  A associação poderá desenvolver, com carácter acessório, actividades de natureza comercial, desde que o produto dessas actividade tenha por finalidade o financiamento das suas actividades principais.

 

Citando um dos fundadores "Fazer da associação uma mais valia na sociedade Alfenense é o nosso grande desafio. Saber contribuir para o enriquecimento do património de Alfena, desenvolvendo trabalho e iniciativas que ajudem no progresso da Vila. Fazer do estudo e da investigação, congregando esforços que se encontram dispersos, a forma de actuação. Gostamos muito de alfena, a equipa é multidisciplinar e formada por gente competente e empenhada, por isso, vamos agora ao trabalho!"  Sergio Sousa 

  

Os orgãos sociais são:

 

Mesa de Assembleia Geral

Presidente          :   Cláudia Maria da Silva Dantas                              

Vice-Presidente   :  Anabela de Assunção Costa Paulo Magalhães     

Secretário           :   Sérgio Joaquim Maia Marques                              

 

          Direcção

Presidente          :   Ricardo Jorge Monteiro Ribeiro                        

Vice-Presidente   :   Dário Nuno da Silva Teixeira                                

Tesoureiro          :   Sérgio Paulo Pereira de Sousa                            

Secretário          :   Daniel Filipe Dias Feliz                                         

Vogal                 :   César Jorge da Silva Vasconcelos                      

Vogal                 :   José Joaquim da Silva Miranda                         

Vogal                 :   Celestino Marques Neves                                   

 

          Conselho Fiscal

Presidente          :   Manuel Joaquim Alves de Oliveira                        

Vice-Presidente   :  Arnaldo de Castro Mamede                                  

Relator               :   Avelino Alves de Sousa                                        

 

Quem pode participar?

"A nossa Associação está aberta à participação de TODOS os que queiram colaborar com a sua livre opinião e ideias para um melhor futuro e para a preservação do património da nossa terra... a nossa herança colectiva.
Os interessados em se associar a este nosso projecto poderão solicitar a admissão para alhenna.associacao@gmail.com ou junto de algum dirigente.
Bem Hajam"

 

Actividades O grupo pelos vistos tem vindo a fazer caminhadas regulares pelos limites da Cidade sendo a ultima realizada este fim de semana 24 de julho,

(...) Mais uma Caminhada... o Reguengo de Cabeda
Senhora da Paz - Ponte do Arquinho - Rua Vasco Santana - Bouça das Poças - Apeadeiro de Cabeda - Mirante de Sousa - Alto do Reguengo - Outeiro da Pedra Talhada - Alto da Costa (Ermesinde) - Vale da Ribeira de Cabeda - Ponte dos Sete Arcos - Rua de Cabeda - Rua do Cabo - Rua do Castanhal (Estrada Real) - Azenha do Castro (foz da Ribeira de Cabeda) - Senhora da Paz.

 

 Espero poder continuar a divulgar outros acontecimentos de relevo, sobre qualquer Acontecimento, assunto ou Associativismo em Alfena.

 

Paulo Basto

  (Alfena para todos)

 

 

publicado por alfenaparatodos às 19:49

Ora cá está um "regresso" que merece ser saudado...
Ou dito de outra forma, "serviço público" pode ser prestado de várias formas - como esta que se propõe levar a efeito, com ideias próprias - e sem complexos de qualquer espécie, quer em relação aos "clientes" que frequentam o seu espaço, quer em relação aos "espaços" que lhe apeteça frequentar!
Abraço
cneves a 25 de Julho de 2011 às 21:05

Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
26
27
28
29
30

31


Clique nos ANUNCIOS
arquivos
pesquisar
 
links
mais sobre mim
contador
online
comentários recentes
Pois já se passaram 5 anos e o que melhorou? Tudo ...
   Este Sr. está cheio de razão ,porque ...
BoasJá agora... o Alfeneiro aguenta-se para sebe? ...
Saudações a todos os Alfenenses, Gostaria que me ...
Boa noite, segundo me informaram na proxima semana...
Ora cá está um "regresso" que merece ser saudado.....
Pedido de ajuda ao povo de AlfenaAcontece desta fo...
Em tempo útil, dei informações à Junta de Freguesi...
bom congresso.... nem que seja um so dia... realme...
Em primeiro lugar, gostaria de felicitar o autor d...
blogs SAPO