Blog livre,para dar sugestões e denunciar problemas de qualquer natureza que afectem Alfena. Participem comentem digam da vossa justiça com seriedade. ALFENA precisa de todos.

11
Set 09

 Já muitas vezes tivemos vontade de apontar algo que achamos estar mal, mas não tínhamos onde expressar a nossa opinião.
Agora neste blog existe um espaço que podem aproveitar para denunciar tudo aquilo que vos incomoda e que normalmente cai em "saco-roto".
Faremos com que sejam ouvidas as vossas queixas, mas tem que ser verídicas e documentadas, para podermos dar o seguimento que merecem.

E tentaremos ser construtivos e dar as soluções.

 


1ª Denuncia  

Vejam as fotos!

Como cidadão e como pai de dois jovens que vão para esta escola Secundaria de Alfena, não compreendo como já passaram tantos anos e os terrenos assinalados nas imagens encontram-se sem vedação obrigatória como a lei assim o determina e colocando em risco a segurança dos demais .

Sendo um local priveligiado pelos alunos para brincarem sem segurança e outros para se esconderem das suas praticas "ilegais", venho denunciar e procurar soluções para a resolução do problema.

Mas não deixo de estranhar terem passados vários periodos eleitorais e só a lista dos "ALFENA PARA TODOS" DO PSD/CDS-PP TEREM NO SEU PROGRAMA A RESOLUÇÃO DESTE PROBLEMA.

Mas fomos impedidos de  participar como todos já sabem....

Vamos mostrar obra sem sermos poder, nem termos a febre do poder!

Todas as ajudas serão Bem Vindas e todas as denúncias tambem!

publicado por alfenaparatodos às 15:02

Não consigo perceber a queixa.


A escola está devidamente vedada, como aliás é bem visível na fotografia do topo. O parque de estacionamento e a estrada de acesso são via pública.


Quanto aos terrenos de circundam a escola não há lei nenhuma que obrigue os seus proprietários a veda-los, nem podem as autoridades, Câmara, Junta ou outras proceder a tal.




Não percebo.
Joaquim Silva a 11 de Setembro de 2009 às 16:40

Agradeço o seu comentário, o que está em causa é a vedação e limpeza dos terrenos  que estão no exterior da escola ou seja do outro lado da rua como assinalado no mapa. Pois a Escola em si está bem murada e segura. Mas os terrenos privados ou públicos tem que estar vedados ao livre acesso de qualquer um, principalmente  se comprometem a segurança ou a saúde pública. Refiro-me à presença de alguns delinquentes que ali se escondem para fins suspeitos "droga" e "roubos" os quais  me foram relatados oralmente e que por medo os alunos que foram lá abordados não foram à GNR. Ainda existe o medo das represálias...quem lá foi abordado, foi ameaçado também que "se fizesse queixa a seguir ia ser pior"! 
Mas recentemente deve ter reparado que muitos dos terrenos privados e públicos vedaram as suas entradas e limparam os mesmos , aqui em Alfena. Pois foram obrigados ou eram multados! Mas continuam ainda alguns por VEDAR....
Espero ter esclarecido CUMPRIMENTOS

A vedação só iria agravar a situação, criar um gueto onde operariam ainda mais à vontade, e a manutenção quase impossível.


O erro inicial foi a construção da escola num ermo. A solução passa obrigatoriamente pela presença da GNR.
Joaquim Silva a 11 de Setembro de 2009 às 17:26

Mais uma vez agradeço a sua participação, de facto toca em pontos chave....a localização da escola! E o aumento do policiamento diário. Contudo se os terrenos forem limpos como  a lei determina, já não teriam onde se esconder....e assim alguma coisa poderia mudar.
 Não somos radicais, todas as sugestões são bem vindas. Mais policiamento, 
maior limpeza dos terrenos adjacentes á escola as coisas melhorariam muito!
Claro que a primeira coisa  a fazer é identificar os proprietários e confrontá-los com o problema que existe.
UM dos Regulamentos Municipais diz mais ao menos isto: 
(...) Limpeza de terrenos privados
1 – Nos terrenos confinantes com a via pública é proibida a deposição de resíduos, nomeadamente lixos, entulhos e outros desperdícios.
2 – Nos lotes de terrenos edificáveis, designadamente os resultantes de operações de loteamento devidamente licenciados, tal como em qualquer outro prédio rústico ou urbano, incumbe aos seus proprietários proceder à respectiva limpeza, evitando o surgimento de matagais susceptíveis de afectar a salubridade do local ou de provocar risco de incêndios.
3 – O disposto no precedente número 1 não é aplicável à deposição em solos agrícolas de terras, produtos de desmatação, podas ou desbastes, e de fertilizantes, desde que se destinem ou provenham de actividades agrícolas – salvaguardadas que sejam, sempre, a preservação dos recursos aquíferos, a saúde pública em geral e a segurança de pessoas e bens.
4 – Os proprietários, arrendatários ou usufrutuários de terrenos onde existam silvados ou se encontrem depositados lixos, detritos ou outros desperdícios, sempre que os Serviços competentes entendam existir perigo para a salubridade pública ou perigo de incêndio, serão notificados para proceder à respectiva remoção, no prazo que lhes vier a ser fixado, sob pena de a Câmara Municipal de Estarreja se lhes substituir, debitando-lhes as respectivas despesas, sem prejuízo da respectiva responsabilização contra-ordenacional.
5 – Os proprietários ou detentores de terrenos não edificados, confinantes com a via pública, são obrigados a vedá-los com rede “malha sol” seguida com rede “tapa vento”, e a manter as respectivas vedações em bom estado de conservação.
6 – Em alternativa ao disposto no número anterior, poderão os proprietários ou detentores dos ditos terrenos mantê-los sem vedações, desde que os conservem limpos, sem resíduos e sem vegetação susceptível de criar meios insalubres ou capazes de alimentar incêndios. (...)





“REGULAMENTO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
E HIGIENE E LIMPEZA PÚBLICA”
Câmara Municipal de Valongo
CAPÍTULO X
TERRENOS, LOGRADOUROS E PRÉDIOS NÃO HABITADOS
Artigo 22º.
Salubridade e limpeza
1 – Os proprietários ou detentores de terrenos não edificados, de logradouros, ou de prédios
não habitados, devem manter os mesmos em condições de salubridade, sem resíduos, sem espécies
vegetais que proporcionem condições de insalubridade ou risco de incêndio, ou qualquer outro
factor prejudicial para a saúde humana e/ou para o meio ambiente.
2 – Nas situações de violação ao disposto no número anterior, a Câmara Municipal de
Valongo notificará os proprietários ou detentores infractores para, no prazo que for designado,
procederem à regularização da situação de insalubridade verificada.
3 - Para efeitos do número anterior, o não cumprimento, no prazo estabelecido, implica a
realização da operação de limpeza pelos serviços municipais, constituindo nesse caso encargo dos
proprietários ou detentores todas as despesas, sem prejuízo do pagamento de coima correspondente.
4 - Os proprietários ou detentores de terrenos não edificados, confinantes com a via
pública, são obrigados a vedá-los com muros de pedra, tijolo, tapumes de madeira ou outros
materiais adequados, e a manter as vedações em bom estado de conservação, devendo, para o efeito,
obter a necessária licença da Câmara Municipal.
5 – Os muros de vedação deverão obedecer às características técnico-urbanísticas
constantes do Artigo 7º. do Regulamento Municipal das Edificações Urbanas.

Parabéns pelo trabalho realizado!
A vossa preocupação com este assunto merece o apoio de todos.
De facto ninguém parece preocupar-se com estas coisas, se calhar para essas pessoas são muito pequenas, irrisórias... Não são grandes projectos nem grandes empreendimentos.
Mas a verdade é que a segurança dos nossos filhos está em causa, bem como a higiene e saúde.
Existem Regulamentos Camarários que obrigam os proprietários à limpeza destes terrenos.
A obrigação de uma Junta de Freguesia verdadeiramente presente, é acautelar e contribuir para a resolução destas situações. E se houver um incêndio? ou se uma criança for agredida por algum malfeitor que se esconde naquele local?
Muitas das preocupações dos Alfenenses situam-se ao nível das pequenas coisas que lhes atrapalham ou dificultam no dia-a-dia.
Continuem a denuncia-las e já agora a contribuir para a sua resolução.
Chega de imobilismo nesta freguesia!
rui monteiro a 12 de Setembro de 2009 às 08:16

De caminho vai ser obrigado a vedar os montes para as crianças não brincarem queres ver.... Que bonito modo de deitar abaixo a Junta de Freguesia ...
Fj a 14 de Setembro de 2009 às 19:58

Caro FJ realmente fiquei a pensar no que o bom senso me recomendou para lhe responder. assim sendo quero desde já começar por agradecer a sua participação, pois é no pluralismo de opiniões que se desenvolve uma terra ou um país.
Quanto aos "montes" que se está a referir provavelmente não são os mesmos que aqui está a ser denunciado. 
Pois aqui o que está em causa é a defesa das crianças, principalmente de poderem ser surpreendidas por jovens/adultos mal intencionados... a caminho de casa ou a caminho da escola.
Mas por outro lado está o regulamento Municipal conforme está aqui publicada. Se os terrenos forem desprovidos de todos os arbustos, silvados e nivelados podem ate oferecer uma zona de lazer  ou diversão.
Por fim o problema não tem nada a haver com "ataques" à a Junta de Freguesia só se for no que diz respeito de poderem por lá já terem passado e nunca terem feito nada. Como muitas outras entidades por lá passaram.
Pelo que sei quem pode resolver ou é o proprietário ou a Câmara Municipal.


COMO DESABAFO:
Aqui ninguém está contra nenhuma Junta de Freguesia ou outra entidade democraticamente eleita.
 Estamos aqui para ajudar a resolver problemas não para os levantar simplesmente. Queremos mostrar que podemos fazer algo por Alfena de uma forma positiva e sermos exemplo para que outros também possam exercer Cidadania. Se tivéssemos podido continuar o projecto e programa politico teríamos os meios mais disponíveis para melhor exercermos Cidadania com a nossa vitória eleitoral e por arrasto ajudarmos na vitória do PSD em Valongo muito mais poderíamos fazer por alfena.
Pois a verdadeira politica é aquela que tem as pessoas como sua prioridade. E não ao contrario!

Caro Alfena Para Todos:
Bom trabalho!
Gostaria de deixar uma mensagem para os "maniqueistas" de Alfena, isto é, os que vêm o mundo a preto e branco, ou entre os bons e os maus...
A mensagem é: "deixem de pensar que são donos da verdade, e de achar que quem não concorda convosco está contra..."
A pequenez de espírito, de ideias e de comportamentos, começa a ficar assutadoramente preocupante, ainda para mais pelo facto de algumas dessas pessoas nos quererem voltar a governar.
Com essa atitude vão perder eleições, e isso já começa a cheirar à distância.
Quanto a este blog, dou a minha contribuição e apelo aos seus gestores que não desistam e continuem o trabalho responsável e positivo que têm vindo a fazer.
Não liguem às ameaças das ASAE, dos PJ's, nem dos Engenheiros...
Eles estão nervosos, merecem um desconto e a nossa compreensão, só não merecem o nosso voto.
Um abraço

 
Paulo Pereira a 15 de Setembro de 2009 às 07:30

Gostei dessa dos engenheiros... Há aqueles que têm o título e que não contam para nada (são meros «chega-rebos»), mas também há aqueles que não o são, mas usam o título (esses são os verdadeiros manipuladores)...
Ou será que estou errado e trata-se apenas do regresso do «Inginhieiro Paços de Ferreira»??? (Se calhar errei no nome??
Um abraço a todos e...
a luta continua, Daltons para a rua!!
RRibeiro a 15 de Setembro de 2009 às 22:29

Eu diria mesmo que alguns Engenheiros são meros "bobos da corte", áridos na careca, e ocos no pensamento, preocupam-se mais em entretar os Patrões, com o seu belo nariz vermelho, chapeu tri-color com sininhos na ponta... frutrados na vida, especializaram-se na vertente da engenharia de minas e armadilhas...
Outros são Inginheiros, ou será arki-tectos falsos?
Ao certo ninguém sabe, mas que fazem riskos lá isso riskam
Cancioneiro a 16 de Setembro de 2009 às 21:34

Tenho que moderar um pouco não me levem a mal, mas vamos ser mais elevados nos comentários, pois os nossos propósitos são altos não como uma "Torre de Babel" mas caímos de pára-quedas numa guerra estabelecida entre duas facções, Queremos e iremos também fazer por unir as partes que existem em comum e bebem da mesma fonte "Sá Carneiro". 
Os que são azedos e querem a divisão o melhor é ficarem fora do partido, não é digno estar contra o PSD sendo PSD. 
Usar o Partido e as suas ideias e tomá las como suas!
Impedindo moralmente ou de outra forma que as pessoas possam exercer a cidadania.
Agradeço que sejam elevados nas criticas , mas agradeço que as façam sempre que quiserem.
alfenaparatodos a 16 de Setembro de 2009 às 22:50

Caros amigos,
Anda muita gente nervosa. Deve ser do calor que tarda em ir embora.
Não se intimidem com as ameaças.
O problema levantado é pertinente e as soluções que adiantaram estão absolutamente correctas. Mas como os responsáveis pela coisa publica andam entretidos nas políticas...
Razão da Voz a 15 de Setembro de 2009 às 23:12

Fiquei contente por terem respondido ao comentário e continuo a ler as noticias do seu blog está um grande blog que pode ajudar a solucionar problemas. A câmara preçisa de resolver tais problemas... espero que continue com um blog coerente e sem ataques partidários 
Um abraço
Fj a 15 de Setembro de 2009 às 22:24



   Este Sr. está cheio de razão ,porque eu trabalhei  nessa escola , moro perto dela e verifico que Alfena parou no tempo, tiveram pressa de fazer a escola mas nunca se lembraram do que existe  á volta ,só lixo nos terrenos e fogos no verão,que por acaso esta ano está a dormir porqur senão já por lá ardia qualquer coisa,não é verdade? Vamos a melhorar Alfena,que é um lugar sossegado e bonito.Obrigada
escritosdemarco a 4 de Julho de 2014 às 17:49

Pois já se passaram 5 anos e o que melhorou? Tudo na mesma.!

Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
14
16
17
18
19

20
21
22
24
25
26

28
30


arquivos
pesquisar
 
links
mais sobre mim
comentários recentes
Pois já se passaram 5 anos e o que melhorou? Tudo ...
   Este Sr. está cheio de razão ,porque ...
BoasJá agora... o Alfeneiro aguenta-se para sebe? ...
Saudações a todos os Alfenenses, Gostaria que me ...
Boa noite, segundo me informaram na proxima semana...
Ora cá está um "regresso" que merece ser saudado.....
Pedido de ajuda ao povo de AlfenaAcontece desta fo...
Em tempo útil, dei informações à Junta de Freguesi...
bom congresso.... nem que seja um so dia... realme...
Em primeiro lugar, gostaria de felicitar o autor d...
blogs SAPO